Tempo Leitura: 5 minutos

Um médico explica o porquê que ingerir pastilhas de lavagens é tão perigoso

Não será necessário ter um curso médico para sabermos que “comer” detergentes em pastilhas poderá provocar perigos para a nossa saúde, mas as crianças parecem continuar a sentir-se atraídas por estes detergentes em forma de “gomas”.

Além das crianças, infelizmente temos os perigos do fenómeno da Internet com jogos perigosos que têm afectado jovens.

A nossa área de actividade trabalha muito directamente com lavandarias e detergentes e decidimos reescrever um artigo simples para de uma forma clara e mais cientifica mostrar os perigos da ingestão de detergentes para todas as pessoas que têm filhos e/ou de alguma forma lidam com crianças e adolescentes.

Vídeo com legendas em Português

Clique para ver o vídeo num novo separador com legendas em Português

Um médico criou um vídeo para mostrar às crianças e adolescentes exactamente o que pode acontecer se ingerirem uma cápsula de lavagem, e que diga-se não é nada bom.

O vídeo do Médico Youtuber Chubbyemu é acerca da tendência extremamente bizarra de crianças que ingerem detergentes em cápsulas. É difícil de explicar este comportamento, mas todos os pais claramente ficam preocupados que isto possa acontecer.

Este vídeo é portanto extremamente importante de ser visto pelo maior número de jovens, e sensibilizá-los para isso.

Este vídeo descreve e recria uma situação real onde um jovem ingeriu 3 cápsulas de detergente de lavagem de uma só vez. Na narração são usados termos médicos que nos dá uma explicação completa do que estas cápsulas podem fazer ao corpo.

O narrador diz que “ao tossir, ele aspirou algum do detergente para a traqueia, corroendo assim os tecidos e comprometendo as suas vias respiratórias no momento que o líquido começou a escorrer nos seus brônquios.”

A mãe deste jovem encontrou-o a vomitar e viu cápsulas de detergente de lavagem perto dele. A senhora ligou para o número de controlo de venenos (em Portugal é o equivalente ao número do centro de informação antiveneno) que a aconselharam a dar água ao filho, mas os lábios dele estavam a ficar azuis e a senhora acabou por ligar para o número de emergência (em Portugal é o conhecido número europeu de emergência 112).

É explicado também que existem diversas complexas possibilidades para a condição que o jovem ficou relacionadas com as cápsulas de lavagem de detergentes, seja qual for a marca destas cápsulas.

Todas têm uma composição química diferente, onde algumas são mais alcalinas do que outras, mas que todas quando combinadas com a água a solução de pH Básica é bastante forte.

Podem ser até 100 vezes mais “Básicas” que o sangue humano, o que pode causar que o esófago literalmente se derreta.

Escala de pH

Resumindo, nenhum dos resultados é bom, seja qual for a marca de cápsulas de detergente. A mãe deste jovem não se lembrava qual era a marca que tinha em casa.

O narrador do vídeo explica que a razão de algo aparentemente tão inócuo como uma pequena cápsula de detergente de lavagem poder ser tão prejudicial, é devido a ser concentrada.

Veja quanto líquido deitamos na máquina de lavar – mas uma cápsula tem o mesmo poder de lavagem numa quantidade mais pequena.

O narrador dá também uma explicação detalhada sobre o detergente e o que significa quando em contacto com o esófago do adolescente.

Basicamente, o detergente tem um composto onde uma parte “agarra-se” à água e outra parte “agarra-se” aos tecidos. As moléculas do detergente são então fortes o suficiente para se agarrarem às células do esófago e rasgá-los.

Devido às lesões no tecido do seu esófago, o rapaz ao começar a tossir violentamente e que foi o que causou aspirar algum do detergente que escorreu para a sua traqueia e entrou para os brônquios.

O detergente estava nas suas vias respiratórias. A mistura existente nos pulmões significou que as células estavam a ser desfeitas pelo detergente.

Literalmente os seus pulmões estavam a ser rasgados e o tecido a morrer.

É dada também uma explicação técnica do porquê que o sabonete para as mãos, loções e outros produtos mexem com o nosso corpo, e porquê que o detergente de lavandaria é tão prejudicial. Mas a verdade é que o mesmo existe para remover gordura e manchas.

Isto significa que não existe nenhuma parte do corpo humano que seja seguro ingerir ou entrar em contacto com os detergentes em cápsulas para lavagem.

E quanto ao jovem anónimo desta situação relatada que ingeriu 3 cápsulas de lavagem de detergentes? Uma situação complexa e difícil. Apenas máquinas de suporte para aliviar os sintomas e deixá-lo mais confortável enquanto o seu corpo tenta curar-se.

Tudo o que a equipa médica pode fazer foi entubá-lo para evitar uma paragem respiratória. As queimaduras severas no esófago significa também a administração de antibióticos e corticosteróides para minimizar a inflamação.

Ele deixou de conseguir engolir e foi necessário alimentá-lo por um tubo ou por via intravenosa. O seu corpo precisa de se curar internamente antes que possa voltar a comer.

Com bons cuidados e com o tempo, o rapaz sobreviveu ao incidente e recuperou por completo das mazelas.

No fim do vídeo o narrador não profere palavras meigas – não existe absolutamente nenhuma razão para que uma situação destas tivesse lugar.

Se os jovens não estão convencidos do quanto é prejudicial ingerir uma cápsula de detergente de lavagem, talvez este vídeo possa reforçar e sensibilizá-los para o sofrimento e para as consequências que podem vir a ter.

Se considera este artigo útil para todos que têm crianças e que de alguma forma estão expostos a este tipo de situação, por favor partilhe nas suas redes sociais com os seus amigos. Obrigado!

Saber mais sobre: